O mês de Junho marca o início do "bulício" na Maljoga.
Após os frios do Inverno, o clima doce e primaveril e a mistura de cheiros das flores e matos convidam a que os "filhos" da Maljoga a visitem com mais frequência... Assim, ligados aos que, com coragem, a habitam de forma permanente, promovem-se convívios e encontros que fazem renascer, em cada ano, a Maljoga.
Hoje vamos destacar, para informação dos ausentes e para memória futura, três eventos que mobilizaram a Associação e as gentes da Maljoga:
1. Em Proença, integrados na festa da Câmara ao patrono dos Poencenses, Santo António, a Associação marcou presença com um stand venda onde, por entre sopas de peixe, filhoses, peixe com molho de escabeche e outros petiscos se foi fazendo a "festa"...
Proença animou-se com danças e cantares... |
No stand da Associação acertavam-se as funções... |
2. Em simultâneo, chegava à Maljoga o Círio da Fé, uma iniciativa cristã da diocese para "marcar" o Ano da Fé que se comemora este ano na Igreja Universal a que a Maljoga aderiu.
3. Depois, foi a tradicional festa dos Antónios que animam o dia do Santo que lhes deu o nome. A Maljoga, mais uma vez, associou-se a esta iniciativa que começa com o levantamento do arco...
Alguns dos Antónios promotores... |
... depois o convívio com as tradicionais sardinhas e febras...
...e evocação de histórias e memórias que constituem motivos de animação...
... enquanto outros treinam as antigas "coroas" com as cheirosas capelas.
Não podia faltar a fogueira em que alguns arriscam um chamusco inesperado...
Houve saltos arriscados... |
... e outros ensaiados para a fotografia! |
MF