Quantas vezes damos por nós abeirados na vida, procurando palavras descritas, pensamentos ensaiados, bocejos de alma já proferidos...explicações já doutoradas..., quantas vezes nos esquecemos da simplicidade grandiosa..., a dimensão universal..., a importância incomensurável de ser Mulher! Mulher é sopro de vida, é alento de alma, é caminho de destino, é encontro de felicidade...de ânimo... A Mulher, é o centro da vida, é a alavanca da humanidade..., e da comunidade!
Na Maljoga, desde há uns anos para cá, que temos tido um pequeno gesto para com aquelas que dão vida e alento a esta pequena comunidade da Beira Baixa. E é apenas um pequeno gesto, se comparado à enorme gratidão que lhes é devida. Este ano não foi diferente, e no dia que lhes é dedicado (8 de março) lá estiveram todas as que quiseram aceitar o convite da Associação, juntamente com os seus familiares, a celebrar aquele que é o seu dia mais especial do ano. E tem sido assim ao longo destes anos, a Associação convida e oferece o almoço às mulheres que ali compareçam, sejam ou não associadas, e os homens..., bem, esses pagam, e servem as mulheres (ao menos neste dia). E assim foi em mais um almoço convívio com a presença de cerca de sessenta amigos. Um bacalhau no forno com broa e amêndoa, migas e batata ao sal, depois de uma bela canjinha. Ao final da manhã já havia sido celebrada a Eucaristia, não se tendo esquecido o Padre Zé Luis nas suas sábias reflexões do "...papel decisivo das mulheres nas empresas, na economia, na política, no ensino, nas grandes decisões do país e do mundo, já sem falar nas comunidades, nas famílias e nos seus lares.", referiu ainda "...a vergonha que por esse mundo se faz na opressão às mulheres, na castração da liberdade individual das mulheres, enfatizada por algumas religiões." . Francas e honestas palavras deste nosso amigo Padre Zé Luis, das Cimadas.
A seguir ao almoço, tal como já agendado, decorreu a Assembleia Geral de apresentação de contas e relatório respeitantes ao exercício de 2014, e apresentado o mesmo plano e orçamento para o presente ano.
Presidiu à Assembleia o sócio Elias Corrêa, e estavam presentas cerca de 40 associados, que aplaudiram as contas e atividades realizadas no ano anterior, onde não faltaram elogios ao trabalho da atual Direção, tendo sido aprovado por unanimidade um voto de louvor ao trabalho e resultados apresentados.
E assim se passou mais um dia entre gente boa e amiga, que não faltaram ao caldinho da noite, com as sobras do almoço. São momentos assim que nos deixam mais ricos, e vão mantendo a chama das nossas vidas e da nossa Maljoga acesas. "Venham mais dias assim, porque senão, qualquer dia não nos conhecemos uns aos outros e parecemos uns bichos...",como referiu a Dª Maria do Carmo, que já soma mais de 90 anos. E o espírito amigos... tem de ser este, senão não chegamos à bonita idade e com a saúde das Mulheres da Maljoga!
Ainda no final do almoço, deu lugar a cantar os parabéns à conterrânea e amiga Teresinha Tereso. Que conte muitos e com saúde!
Não esqueçam de ver o plano de atividades, e comparecer aos nossos eventos. O próximo é o Interaldeias, a 27 de junho na Aldeia Ruiva onde as Maljoga, a Isna, Aldeia Ruiva e Cabeço do Moinho se juntam num grande convívio!
Até lá..., sejam felizes, e Vivam a Maljoga!