ATA DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA
ASSOCIAÇÃO CULTURAL, RECREATIVA, DESPORTIVA E SOCIAL
DA MALJOGA – PROENÇA-A-NOVA
Aos vinte dias do mês de Agosto de dois mil e vinte e três, pelas quinze horas e trinta minutos, reuniu-se em Assembleia Geral a Associação Cultural, Recreativa, Desportiva e Social, na sua sede em Maljoga, freguesia e concelho de Proença-a-Nova, em sessão ordinária, ao abrigo do número dois do artigo vigésimo sexto dos Estatutos, sob a presidência de Joaquim da Mata Fernandes, presidente da mesa da Assembleia Geral, de acordo com a sua convocatória de quinze de julho de dois mil e vinte e três, com a seguinte ordem de trabalhos:
Ponto 1 – Leitura, apreciação e aprovação da Ata da última Assembleia Geral;
Ponto 2 – Eleição dos corpos sociais da associação para o triénio de 2024 a 2027;
Ponto 3 – Outros assuntos que os associados quiserem apresentar à apreciação da Assembleia.
Aberta a Assembleia pelo seu presidente, procedeu-se à leitura da ata da assembleia de doze de Março de corrente ano a qual foi aprovada por unanimidade.
No segundo ponto da ordem trabalhos foi apresentada uma lista para os Corpos Sociais para o triénio de 2024-2026 conforme se segue:
Assembleia Geral:
Presidente Carlos Manuel Fernandes dos Santos Sócio n.º 16
1.º Secretário Joaquim da Mata Fernandes Sócio n.º 27
2.º Secretário Abílio Martins Lavrador Sócio n.º 243
Direção:
Presidente Ana Rita Lopes Mata Sócio n.º 242
Vice-presidente Rui Miguel Nunes Lopes Sócio n.º 116
Tesoureiro Maria Otília Lopes da Mata Sócio n.º 212
Secretário Maria João Lopes Alves Sócio n.º 225
Vogal Manuel Vítor da Silva Miranda Sócio n.º 113
Conselho Fiscal:
Presidente: Carlos Alberto Alves Sócio n.º 76
Vogal: Manuel Lopes Tereso Sócio n.º 59
Vogal: Carlos Miguel Lopes Alves Sócio n.º 235
Foram ainda nomeados como suplentes os seguintes associados:
Alfredo José da Silva Sócio n.º 42
Carlos Cardoso Alves Sócio n.º 60
Norberto Gomes Sócio n.º
Simão Pedro Sócio n.º 160
Carmelinda Tereso Sócio n.º 185
José Lopes Tereso Sócio n.º 58
Maria do Carmo Lavrador Sócio n.º 203
Maria Idalina Nunes F. Lopes Sócio n.º 205
Maria Idalina Tereso Sócio n.º 189
Maria Irene Guerra Sócio n.º 32
Verificada a elegibilidade dos elementos da lista de acordo com os estatutos, foi a mesma aprovada por unanimidade. Decidiu a Assembleia que os órgãos sociais agora eleitos tomarão posse em Assembleia Geral a ser convocada para 26 de Novembro próximo (festa de Cristo-Rei), apresentando os candidatos eleitos, nessa assembleia, um plano de atividades e respetivo orçamento para o ano de 2024. A nova direção iniciará o seu mandato a 1 de Janeiro de 2024.
Passou-se finalmente ao último ponto da Ordem de Trabalhos.
O associado Rui Lopes fez o ponto de situação sobre o condomínio da aldeia lançado na assembleia de 12 de março de 2023. Segundo o mesmo, o grupo de trabalho constituído para o efeito já fez o levantamento dos proprietários, tendo sido identificados mais de quarenta. A fase seguinte será convocar os mesmos para formalizar a adesão ao condomínio o que será exarado em ata. Na mesma ata, os proprietários em condomínio legitimarão a Associação para o administrar. Para que tal seja possível, propor-se-á, na próxima assembleia, uma alteração aos Estatutos nesse sentido.
Seguidamente, o Rui Lopes referiu-se ao projeto cultural Maljog’Arte, tendo o associado António Martins mostrado algumas reservas quanto à possibilidade de reversão de obras artísticas realizadas em fachada de propriedade privada em que o respetivo proprietário decida fazer alterações. Para salvaguardar os proprietários atuais ou futuros que autorizem obras ou pinturas murais nas suas propriedades, foi, sob proposta do Rui Lopes, aceite e aprovado por unanimidade que todas aquelas criações artísticas possam ser reconvertidas ou revertidas a pedido dos respetivos proprietários.
A concluir, a direção em funções lembrou que a próxima atividade associativa será os encontros de Outono a 28 e 29 de Outubro.
Nada mais havendo a tratar, o presidente da mesa da Assembleia Geral deu por encerrada a reunião, da qual se lavrou a presente ata que, depois de lida e aprovada, será assinada pelo presidente e secretário da Mesa da Assembleia e pelos associados que o desejarem.
O Presidente da Mesa da Assembleia Geral
Joaquim da Mata Fernandes
O Secretário
Abílio Martins Lavrador