É o nosso habitual convívio de verão. Para os mais corajosos começa dia 13 pelas 6:00h com a Grande Caminhada pelas Fragas e Levadas da Ribeira da Isna. E continua dia 14, com o almoço, seguido de uma tarde animada pelo Roque e a Amiga(Gertrudes), e o baile animado ora pelo violão, ora pelas teclas do Heliac que nos presenteará com sons do Brasil num ritmo quente e caloroso dedilhando as cordas da sua viola, e nas modas mais pitorescas portuguesas para dançar agarradinho acompanhado pelo piano, sempre ao som da voz deste amigo cego que faz com a ajuda das suas mãos, as delicias do público. Terminamos no dia 15 com uma sardinhada à beira da Ribeira da Isna! Não faltem ao convite!
Festa de Verão da Maljoga, 13, 14 e 15 de Agosto de 2011
A Associação Cultural de Maljoga de Proença levou a cabo mais uma festa de Verão, que se realizou nos dias 13, 14 e 15 de Agosto. Esta festa que se tem repetido ao longo de vários anos com um carácter muito familiar, destina-se a reunir os maljoguenses, sócios, familiares e amigos da Associação e da Maljoga, num convívio que tem como momento mais alto um almoço convívio. Este ano, à semelhança de edições anteriores, o programa estendeu-se com várias actividades por mais de um dia. No primeiro dia, pelas 6.30h fez-se uma caminhada pelas levadas e fragas da ribeira, que juntou uma dúzia de participantes numa aventura por trilhos não marcados, sobre uma paisagem única, tendo como pano de fundo a ribeira, e toda a paisagem rural que a rodeia. No dia 16, um outro grupo de maljoguenses e amigos de fora, aventurou-se na Rota dos Estevais em S. Pedro do Esteval.
O dia 14, momento alto da nossa festa, reuniu uma centena e meia de pessoas no almoço convívio, preparado e confeccionado pelas gentes da terra: enchidos grelhados, sopa de peixe, pá de porco à padeiro, tigeladas, e outras sobremesas ofertas das senhoras da nossa terra compuseram o menú servido na sede da Associação que já bem merece as obras de ampliação e requalificação necessárias. Ainda mal se haviam recomposto do almoço, e já o baile havia começado. Era para aí meio da tarde, quando o nosso amigo Heliac, músico brasileiro cego, fazia as delicias dos pares que eram muitos, ao som de modas bem portuguesas. Acompanhado, ora pelo teclado, ora pela viola acústica e com uma voz imponente, este nosso amigo, proporcionou um baile de arrasar, que se prolongou pela noite dentro, numa actuação que só foi interrompida pela actuação do dueto teatral “Roque e a amiga Gestrudes”. Estava tudo tranquilo a ouvir umas músicas do Sertão brasileiro ao som da viola e voz do Heliac, quando o Roque e a Gestrudes romperam por ali a dentro para atrapalhar a festa. Com um ar atabalhoado e campónio, esta dupla de amadores de palco, proporcionou meia hora de comédia, onde não faltaram umas brejeirices popuchas, umas piadas a alguns amigos da nossa terra, e muita risada pelo meio. Foi um momento bem divertido, que estes conterrâneos e amadores do teatro proporcionaram a todos os participantes. Ao jantar serviram-se petiscos, sopa e frutas. E o baile lá continuou, numa actuação que totalizou cerca de 6 horas. Até as raposas se assustaram nessa noite, e devem ter fugido todas pelo Cabeço da Porca acima, tal não era a imponência do nosso artista. Lá para o final da noite foi hora de sortear as rifas, que tinham como cabeça de prémio um cabrito oferta do casal Carma Lavrador e José Rosa, a quem a Associação muito reconhece a generosidade. Até o dito animal teve direito a honras de festa, sendo agraciado pelos participantes após uma passagem pelo arraial. Um presunto curado por altura da festa da matança do porco que se realizou em Fevereiro, e um cabaz, eram o 2º e 3º prémio respectivamente.
No 3º dia de festa, teve lugar uma sardinhada convívio, que, por causa do calor que se fazia sentir, não se realizou nas margens da Ribeira da Isna, usando-se a sede da Associação para esse efeito.
Foram 3 dias de muito convívio e partilha entre as gentes da Maljoga, os que estão por cá, e os que partiram para fora e agora regressam para matar saudades, como é o caso de alguns “brasileiros” que nos visitaram este verão e marcaram presença na nossa festa. É também cada vez mais habitual ter nas nossas festas e actividades amigos de outros lugares do país, como os amigos de Torres, do Oeste, de Lisboa e Leira e outros sítios. Assim se divulga a nossa terra, e se atraem pessoas para a região.
Agradeço aos membros da Direcção, do Conselho Fiscal e Assembleia Geral que se juntaram para levar a cabo mais esta iniciativa, aos sócios e amigos que aceitaram o convite em participar em mais uma festa. Ao meu amigo Heliac pela excelente animação, ao Roque e à Gestrudes, à Câmara Municipal e Junta de Freguesia pelo apoio prestado.
Rui Lopes
Presidente da Direcção, ACRDS Maljoga
Clique abaixo...
http://dl.dropbox.com/u/36387097/Maljoga.zip