COMEMORAÇÃO
DE UM SÉCULO DE VIDA
Decorreu
no passado dia 2 de Junho, no lugar de Maljoga de Proença-a-Nova,
a festa de aniversário do Senhor Joaquim Tereso, natural desta
terra, que comemorou um século de vida.
A
festa reuniu cerca de uma centena de pessoas, nas instalações
da Associação Cultural, Recreativa, Desportiva e Social
(ACRDS).
O
dia começou pelas 11.30 horas com uma missa de ação
de graças pela vida já longa do aniversariante, onde
houve testemunhos sobre quem foi este homem. Os filhos e netos
recordam-no como um homem íntegro, de fé e de oração
com que pautou toda a sua vida, ensinando todos a viverem em paz e
em comunhão com Deus.
Seguiu-se
o almoço de convívio e depois uma animação
em power point com fotos que retrataram a família ao longo dos
anos.
A
festa terminou pela tardinha com o apagar das velas de aniversário
e o agradecimento a Deus pelo Dom da Vida.
7 comentários:
Foi uma festa muito especial, e de alegria para todos, pois segundo os mais antigos da terra(que rondam os oitenta e tal anos)nunca tinham visto celebrar um século de vida por estes lados.
Não sei se muitos de nós quererão chegar a esta idade .... a maioria talvez não queira ... Eu não quero ! Até me angustia ... tanto tempo por aqui,neste mundo que está longe, muito longe de ser o paraíso!
Mas como o senhor Joaquim Tereso diria , ou dirá : Deus é que sabe!!!
Foi um dia de grande felicidade! Agradeço em nome da Associação e em meu nome, o convívio proporcionado pela família Tereso às gentes da Maljoga. Agradecemos também terem trazido o Ti' Joaquim Tereso até nós, neste dia tão especial. Na verdade não há memória da celebração de 1 centenário de vida de alguém na Maljoga, não sabemos ao certo se estes 100 anos, não se aproximam ou ultrapassam a data da fundação da aldeia. O mais importante da celebração destes 100 anos, é a mensagem de perpetuação das memórias, dos valores e da cultura da nossa aldeia, é a homenagem simbólica que se presta aos homens e mulheres, fundadores daquilo que somos hoje enquanto pessoas e enquanto comunidade!
Muitas felicidades à família Tereso e ao ancião da nossa Maljoga!
Segundo uma placa em pedra, que existiu na antiga casa da família Correia, onde se lia o ano de 1800 e tal ..... (investigação feita para o trabalho sobre as Quelhas!), a aldeia remonta a mais de 200 anos ...
Uma pequena retificação, senhor Presidente da Associação, Rui Lopes!
Bem me parecia que esse trabalho sobre as Quelhas tinha muito para revelar acerca da Maljoga! Ainda bem que alguém se preocupa em manter a informação atualizada. Já agora, um trabalho mais aprofundado poderia levar-nos a descobrir coisas bem interessantes sobre a Maljoga. Srª investigadora, está lançado o desafio.
Obrigado pela informação!
O que fiz sobre as quelhas nao foi investigacao cientifica, mas foi um comeco. Parece que o nosso presidente nao prestou muita atencao ao texto! Quanto a um trabalho mais profundo (cientifico) tera que pedir a pessoss mais letradas que eu...... comecando por si, senhor presidente, professor joaquim mata fernandes, e muitos outros, que esta nossa terrinha ja nao e terra de cegos .....
Sem dúvida que foi um dia muito especial para o meu querido avô e para toda a família Tereso!
Um bem haja a todos os que partilharam connosco este dia ;)
Foi uma festa muito especial que celebrou o centenário de Joaquim Tereso que é Pai, Avô, Bisavô, Amigo e sobretudo um grande Homem. Obrigado á associação da Maljoga por ter ajudado a tornar esta festa num momento que ficará para sempre na memória de quem nela participou.
Enviar um comentário