Número total de visualizações de páginas

sábado, 24 de agosto de 2013

A inauguração da Sede da ACRDS Maljoga, e a nossa festa de Verão!

A inauguração da Sede da ACRDS Maljoga, e a nossa festa de Verão!

Há muito que o desejo de ver renovadas e melhoradas as instalações da ACRDS Maljoga, se faziam sentir nas anteriores e atual direção, assim como, junto dos sócios e amigos desta associação e da nossa Maljoga. Não menos grande desta vontade, era a necessidade de dotar as instalações, do conforto, segurança e higiene necessárias às diversificadas atividades que ali ocorrem ao longo dos anos.

Entre projetos arquitetónicos, engenharias, estudos técnicos, pareceres, candidaturas a quadros de apoio comunitários e a concretização da obra, decorreram cerca de 8 anos. Parecem muitos anos para fazer uma obra, que de si, até parece pequena. Mas o tempo foi nosso aliado, e ao longo destes anos, pudemos aprimorar ideias, discutir e procurar as melhores soluções, e ao menor custo. Foram necessários também estes anos, para amealhar as verbas necessárias à concretização do investimento.

A execução deste projeto, esteve a cargo da anterior e atual direção, às quais presidi e presido a um conjunto de homens e mulheres, que desde o primeiro momento demonstraram total e inequívoca vontade, para desenvolverem ações conducentes à angariação dos fundos imprescindíveis para o projeto. Pelo caminho ficaram muitas horas de trabalho, muitas viagens e reuniões, alguns constrangimentos e contratempos. Mas o que aqui chegou hoje, foi uma enorme satisfação pelo caminho percorrido, por ver uma vontade e necessidade dos associados e maljoguenses, concretizada dentro do prazo que havíamos definido no início de 2012. Ficamos também com a certeza que o tempo, a sorte, o trabalho, a determinação e a audácia foram os nossos grandes aliados.

Nada disto teria sido possível sem o incondicional apoio dos nossos associados, dos maljoguenses e amigos que em grande afluência tem participado nas nossas iniciativas, com contagiante entusiasmo e alegria. É com ele e para eles que esta direção canaliza os seus esforços associativos, na certeza de que, servindo melhor esta associação, reforçamos o sentido de pertença a este lugar de encontros, e tão especial, que é a Maljoga.

Contabilizámos até agora um investimento de cerca de 25.000€, verba proveniente das atividades que vimos a dinamizar nos últimos anos. Recebemos da Junta de Freguesia, apoio financeiro na ordem dos 1000€ e materiais para a execução do muro da curva. Do Município, proprietário do edifício, recebemos os materiais de construção civil, apoio técnico ao projeto e alguns trabalhos técnicos especializados. A participação do Município, foi, como seria de esperar, uma relação de parceiro na execução da obra.

Na hora de subir o pano, e mostrar aos convidados, associados e amigos, o resultado de cerca de um ano e mio ano de trabalho, quase todos acederam ao convite. Foi no dia 17 de Agosto, com a presença do Executivo do Município, presidido pelo Engº João Paulo Catarino; também da Junta de Freguesia que se fez representar pelo seu Secretário, o prof. Paulo Santiago; e ainda o Comandante Xavier do Posto da GNR de Proença-a-Nova, bem como cerca de 220 associados e amigos;  que prestámos homenagem ao povo da Maljoga. O dia ficou ainda marcado por um passeio pelas ruas da Maljoga, efetuado por esta comitiva de convidados, elementos da direção e outras figuras da Maljoga. Este passeio teve como objetivo sensibilizar a Junta de Freguesia e Município, para a urgência de intervir na calçada da rua principal, nivelando o pavimento; recuperação das fontes; construção de zona de lazer e recreio no lugar de uma casa pertença do António da Mata e Dª Otília, que gentilmente a oferecem para o efeito. Depois da inauguração e da homenagem ao povo da Maljoga, seguiu-se o almoço convívio, o baile pela tarde e noite fora, muitíssimo participados, como se pode ver nas fotos.

Já na 6ª feira, se tinha reunido, uma parte significativa da malta que nasceu nas décadas de 60, 70 e 80, num jantar, que servir para se encontrarem velhos amigos que nesta aldeia cresceram e se tornaram homens e mulheres, num encontro de memórias e partilha de vivências de outros tempos. Voltaremos a repetir a iniciativa, esperando que muitos mais se juntem da próxima vez. No domingo, a direção da associação ofereceu uma sardinhada a todos quantos se tinham juntado à festa no sábado. E a festa continuou até bem noite, com muita alegria e uma enorme participação.

A obra não vai parar, porque a vontade de ficar por aqui, é apenas uma miragem. Em marcha está o embelezamento da entrada da Maljoga, do caminho largo e imediações da associação, com a instalação de um jardim mediterrâneo, zona de sombras e instalação de bancos de jardim. Também a limpeza e marcação do percurso pedestre circular à aldeia, com passagem por locais de interesse arquitetónico e paisagístico está com início marcado para setembro.

Deste fim de semana de festa na Maljoga, trouxe a imagem da amizade, do encontro e da partilha entre as gentes da nossa terra. Uma enorme satisfação e alegria pelo encontro com amigos de sempre, com quem vivi na minha infância e juventude momentos de aventura e grande amizade. Trouxe ainda a imagem daqueles que sendo deste lugar, ou aqui tendo alguma ligação, encontram aqui o espaço e o tempo ideal para o convívio, para a partilha e vivência dos mais belos sentimentos que nos unem.

Talvez a imagem mais bonita que reservo na minha memória, foi de ver umas dezenas de miúdos a correrem de um lado para o outro durante todos estes dias. Em brincadeiras que só eles sabem, mas sempre de uma forma muito sadia. A Maljoga também é das crianças, e para elas teremos de canalizar algumas iniciativas, como foi o caso do Atelier dos Avós, que tinha decorrido na semana anterior com 10 crianças. É hoje que temos de criar o espaço de encontro e partilha que estes miúdos precisam, para que se sintam pertença deste lugar maravilhoso.

A todos quantos tem contribuído para esta associação, endereçamos os nossos mais sinceros agradecimentos, pedindo uma vez mais a participação nas nossas iniciativas, e colaboração no desenvolvimento das atividades que promovemos.

Para já, marcamos encontro para o próximo evento, os Encontros de Outono, que decorrem no último fim de semana de outubro, dias 26 e 27.

Um grande bem haja a todos!

Rui Lopes

Presidente da Direção ACRDS Maljoga,









































10 comentários:

Anónimo disse...

então o senhor professor doutor rui lopes é licenciado em quê?
é pedante, tem a mania, é um pseudo-intelectual, um imbecil. fora com ele

Anónimo disse...

tema mania que é superior a todos. mas não passa de um cozinheiro de meia tigela. corram com ele

Anónimo disse...

se o espremermos não tem sumo nenhum, é superficial, básico, ignorante

Simão Pedro Alves disse...

não passas de um anónimo cheio de dor de cotovelo. por que não te calas !!!! ou então aparece ...

Joaquim disse...

Normalmente deitamos para o caixote do lixo o que é anónimo e o que não presta... Os comentários do senhor anónimo é isso que merecem e os administradores deste blogue têm autoridade para o fazer e fá-lo-ão quando entenderem. Esperamos que o mesmo dê a cara tal como sugere o Simão, para conversarmos de forma civilizada... Pois, quem diz o que disse, deve ter alguma coisa a propor-nos para além de aleivosias de má criação!

Carlos Alberto Lopes (Ka) disse...

Já uma vez aqui escrevi e vou voltar a escrevê-lo : a uns Deus deu a capacidade de fazer acontecer, a outros a de falar. Pena, que não tenham compreendido a nobreza do ato, pois ao fazerem-no a coberto do anonimato e calúnia, revelam fraqueza de caráter e personalidade. A propósito, foi tão fácil identificar a origem das postagens, que tenho vergonha de revelar o nome do responsável pelos comentários anônimos, afinal conhecido bem conhecido entre nós !!!

Carlos Alberto Lopes (Ka) disse...

Ao anônimo (que o já não é) : a sua licenciatura vale ainda menos que os seus valores enquanto Homem .
Vista calças e apresente-se como alternativa quando for o tempo, entretanto, conforme-se e cresça, ainda têm tempo e oportunidade !!!

Rodrigo disse...

E engraçado tudo aquilo que escreveu o retrata a.si ..e depois diz que são os outros ...

Anónimo disse...

Parabéns pela inauguração e por terem um blog aberto, transparente, público.
Todas as Associações deveriam seguir o vosso exemplo. Estamos na época da internet, da globalidade.

Rui Lopes disse...

Os blogues são assim mesmo, abertos a tudo e a todos. Cabe a cada individuo a responsabilidade das suas publicações. Apelo uma vez mais ao anónimo, que aparentemente tem sido o mesmo de outros comentários, que comente o que bem entender, mas que se identifique. Passo a explicar: na zona designada "Selecionar uma Identidade" abaixo desta caixa de texto, mantenha a sua identificação selecionada (que está selecionada automaticamente por defeito), em vez de clicar em anónimo (pois dá a ideia clara que não quer que se saiba quem está a fazer os comentários, o que é desagradável). Em todo o caso, fica ao seu critério e na sua consciência. Bem haja pelas palavras de incentivo!