Número total de visualizações de páginas
sábado, 28 de setembro de 2013
Encontros de Outono 2013 - 2 e 3 de novembro, na Maljoga
Foi mais ou menos como a imagem do cartaz o fim de semana delicioso que vivemos na Maljoga, no fim de semana dos Encontros de Outono 2013! Uma luz brilhante inundou os dois dias de uma alegria imensa, recheada de Encontros de amigos de sempre e de agora..., para sempre! As crianças..., as crianças foram os timoneiros na alvorada e na hora de recolher ao descanso, mas foram também elas as candeias da animação, que a cada instante inspiravam novos e profundos sorrisos. Não faltaram as broas de batata doce, o "pão por Deus", as batatas doces, a geropiga do Tonho Lavrador, a já famosa Sopa da Pedra e a de Barbos com poejo. Tudo isto fez parte do recheio de um fim de semana de Encontros, de partilha, de alegrias e de muitos momentos de plena felicidade. Como não deixamos as coisas ao acaso, não faltou o famoso Pedi Papper. Eram 6 equipas, inúmeros enigmas, muitas questões relacionadas com a história, o lugar e pessoas da aldeia, sem esquecer os tesouros escondidos. Foram 2 horas e meia de andarilhos, perguntas e respostas com os habitantes, descobertas e espalhanços à moda do Palito.... Os vencedores, os mais pequenos superaram as dificuldades e arrecadaram o 3º lugar, ao Palito e companhia o 2º, tendo arrecadado o 1º prémio o Simão Pedro, a Rute e o Carlitos do Vimeiro. Entre medronheiras e murtinhos, piadas e piadolas...lá se passou o resto da noite de sábado, com grande expetativa para o pedestre de domingo.
O Domingo nasceu radiante, com um nevoeiro a pairar entre o topo e o sopé das serras que ladeiam a Maljoga. Ao longe iam espreitando envergonhados os raios de luz brilhantes e intensos que nos haviam de acompanhar o dia inteiro. O Jorge Verganista e o Carlos da Sobreira mais 3 camaradas, esperavam pelo resto da trupe já montada no autocarro gentilmente cedido pela Câmara Municipal...e lá fomos animados pelo CD da Rute, em direção às Portas de Almourão à descoberta dos seus segredos...Que de segredos tem muito pouco, mas está repleto de paisagens magníficas, lugar inesquecível, património natural único, beleza rara e profundamente tocante.... As fotos falam por si...mas as memórias deste lugar encantado são o tesouro que nos remete para uma dimensão que não parece deste mundo. Ainda fomos ao garimpo, junto às conheiras (escombreiras formadas por amontoados de seixos que testemunham a extração de ouro) do tempo dos Romanos, mas de ouro...só o que carregamos no nosso coração.... O almoço reconfortante acompanhado pelo Alvelus que o Carlos trouxe da sua garrafeira pessoal....foi soberbo! Delicioso néctar dos deuses, acompanhado pela amizade e alegria que nos une...melhor seria difícil, muito difícil! Ainda houve tempo para umas castanhas assadas...algumas até demasiado assadas, mas que não foram suficientes para perturbar a felicidade que nos percorria a alma.
As despedidas dos amigos são sempre um até já, até ao próximo Encontro, que não precisa ser o de Outono. Até já amigos! Obrigado Maljoga! Obrigado amigos!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Num tempo de tanto desencontro é uma gratificação saber que há associações que organizam, promovem com tanto entusiasmo "O Encontro" e....o espalham por todo o lado através da net!
Parabéns!
Muito agradecemos as suas palavras. Pedimos que doravante se identifique, sempre que colocar um comentário no blogue.
Obrigado,
Grande fim de semana. Obrigado a todos.
Telma
Enviar um comentário