Ao vigésimo dia do mês de Novembro de dois mil e vinte e dois, pelas dezasseis horas, reuniu-se a Assembleia Geral da Associação Cultural, Recreativa, Desportiva, e Social, na sua sede em Maljoga, freguesia e concelho de Proença-a-Nova, em sessão ordinária, ao abrigo da alínea c) do número dois do artigo vigésimo sexto dos Estatutos, sob a presidência de Joaquim da Mata Fernandes, presidente da mesa da Assembleia Geral, de acordo com a sua convocatória de doze de outubro de dois mil e vinte e dois, com a seguinte ordem de trabalhos:
Ponto 1 – Apreciação e votação do programa de atividades e respetivo orçamento para o ano de 2023, sob proposta da direção.
Ponto 2 – Outros assuntos que os associados quiserem agendar no início da Assembleia.
Em período antes da ordem de trabalhos, o presidente da Assembleia agradeceu a presença do pároco da povoação, padre Luís Manuel, que presidiu à celebração litúrgica da festa de Cristo Rei, padroeiro da Maljoga, motivo principal para o convívio que antecedeu esta assembleia. Também o Rui Lopes, vice-presidente da Associação, agradeceu a presença do presidente e vice-presidente da Junta, respetivamente Jorge Cardoso e José Luís Alves. Aproveitando a sua presença, agradeceu o benefício da ligação da água da mina para alimentar novamente os fontanários da povoação, assim como a instalação de um banco no adro da capela. De seguida procedeu-se à leitura e discussão da ata da reunião de 27 de Março de 2022. A mesma foi aprovada por unanimidade. Foi ainda proposto pelo presidente da assembleia um voto de pesar pela morte dos Maljoguenses e associados recentemente falecidos: Mário Mateus, António Lavrador, Elias Correia, e Maria do Céu Esteves Martins.
Dando início ao primeiro ponto da ordem de trabalhos, o presidente da Assembleia deu a palavra ao Rui Lopes, vice-presidente da direção que apresentou o programa de atividades e respetivo orçamento para o ano de 2023. Foram propostas as seguintes atividades recreativas, desportivas, associativas e ao nível de infraestruturas:
1- Atividades Recreativas
Cantar das Janeiras – 28 e 29 de janeiro
Comemoração do dia internacional da mulher – 12 de março
Rally das adegas – 3 de junho
Back in the Summer off 69 till 89 – 5 de agosto
Festa de verão 12 e 13 de agosto
Encontros de Outono – 28 e 29 de outubro
Festa do padroeiro Cristo Rei – 26 de Novembro
2- Atividades Desportivas
Manutenção e limpeza do percurso pedestre
Facilitar a realização das aulas de ginástica sénior
Tematização do Circuito Pedestre – Ciclo da água
3 – Atividades associativas
Participar no encontro das Associações promovido pelo município
Continuar a recuperação de quotas em atraso
Manter e aumentar o número de sócios
Abertura do bar aos domingos
4 – Infraestruturas
Colocação de extintores nas instalações nos locais a indicar por técnicos do município e colocação de portas com saídas de emergência
Foi também apresentada e fundamentada uma proposta de orçamento que permitirá a realização daquelas atividades, proposta que o presidente do conselho fiscal considerou adequada. Pedidos e dados alguns esclarecimentos, ambos os documentos foram aprovados por unanimidade.
Passou-se então ao ponto 2 da ordem de trabalhos. Como se referiu acima foi feita a ligação da água da mina aos fontanários da povoação, assim como a instalação de um banco no adro da capela, após diligências da associação junto do presidente da Junta de freguesia que acolheu favoravelmente esses pedidos e os fez realizar; o Abílio Lavrador tomou de seguida a palavra para saudar a iniciativa do Fernando Correia de proceder à ligação do largo do Outeiro ao estradão que contorna a povoação pelo lado norte, através do seu próprio terreno, dando assim saída à rua Principal que ali ficava bloqueada. Foi proposto um voto de agradecimento e de louvor ao mesmo pelo benefício concedido à povoação que foi aprovado por unanimidade. Sob proposta de vários associados ficou mandatada a direção de fazer inscrever junto da Câmara Municipal os seguintes melhoramentos para a povoação: repavimentação da rua da Eira Nova e da rua da Eira Velha; consolidação com tuvenã ou alcatrão da ligação atrás referida do largo do Outeiro à variante norte da povoação; drenagem das águas da parte sul do edifício da associação. Tomou de seguida a palavra a Otília, tesoureira da associação, para pedir aos sócios que se inscrevam de modo a, de forma rotativa, proceder à abertura do bar no período que antecede e se segue à celebração litúrgica dominical.
Nada mais havendo a tratar, o presidente da mesa da Assembleia Geral deu por encerrada a reunião, da qual se lavrou a presente ata que, depois de lida e aprovada, vai ser assinada pelo presidente e secretário da Mesa da Assembleia.
O Presidente da Mesa da Assembleia Geral
Joaquim Fernandes
O Secretário
Abílio Lavrador