Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 22 de novembro de 2022

ATA DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL, RECREATIVA, DESPORTIVA E SOCIAL DA MALJOGA – PROENÇA-A-NOVA (20/11/2022)

Ao vigésimo dia do mês de Novembro de dois mil e vinte e dois, pelas dezasseis horas, reuniu-se a Assembleia Geral da Associação Cultural, Recreativa, Desportiva, e Social, na sua sede em Maljoga, freguesia e concelho de Proença-a-Nova, em sessão ordinária, ao abrigo da alínea c) do número dois do artigo vigésimo sexto dos Estatutos, sob a presidência de Joaquim da Mata Fernandes, presidente da mesa da Assembleia Geral, de acordo com a sua convocatória de doze de outubro de dois mil e vinte e dois, com a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto 1 – Apreciação e votação do programa de atividades e respetivo orçamento para o ano de 2023, sob proposta da direção.

Ponto 2 – Outros assuntos que os associados quiserem agendar no início da Assembleia.

Em período antes da ordem de trabalhos, o presidente da Assembleia agradeceu a presença do pároco da povoação, padre Luís Manuel, que presidiu à celebração litúrgica da festa de Cristo Rei, padroeiro da Maljoga, motivo principal para o convívio que antecedeu esta assembleia. Também o Rui Lopes, vice-presidente da Associação, agradeceu a presença do presidente e vice-presidente da Junta, respetivamente Jorge Cardoso e José Luís Alves. Aproveitando a sua presença, agradeceu o benefício da ligação da água da mina para alimentar novamente os fontanários da povoação, assim como a instalação de um banco no adro da capela. De seguida procedeu-se à leitura e discussão da ata da reunião de 27 de Março de 2022. A mesma foi aprovada por unanimidade. Foi ainda proposto pelo presidente da assembleia um voto de pesar pela morte dos Maljoguenses e associados recentemente falecidos: Mário Mateus, António Lavrador, Elias Correia, e Maria do Céu Esteves Martins.

Dando início ao primeiro ponto da ordem de trabalhos, o presidente da Assembleia deu a palavra ao Rui Lopes, vice-presidente da direção que apresentou o programa de atividades e respetivo orçamento para o ano de 2023. Foram propostas as seguintes atividades recreativas, desportivas, associativas e ao nível de infraestruturas:

1- Atividades Recreativas

  • Cantar das Janeiras – 28 e 29 de janeiro

  • Comemoração do dia internacional da mulher – 12 de março

  • Rally das adegas – 3 de junho

  • Back in the Summer off 69 till 89 – 5 de agosto

  • Festa de verão 12 e 13 de agosto

  • Encontros de Outono – 28 e 29 de outubro

  • Festa do padroeiro Cristo Rei – 26 de Novembro

2- Atividades Desportivas

  • Manutenção e limpeza do percurso pedestre

  • Facilitar a realização das aulas de ginástica sénior

  • Tematização do Circuito Pedestre – Ciclo da água

3 – Atividades associativas

  • Participar no encontro das Associações promovido pelo município

  • Continuar a recuperação de quotas em atraso

  • Manter e aumentar o número de sócios

  • Abertura do bar aos domingos

4 – Infraestruturas

  • Colocação de extintores nas instalações nos locais a indicar por técnicos do município e colocação de portas com saídas de emergência

Foi também apresentada e fundamentada uma proposta de orçamento que permitirá a realização daquelas atividades, proposta que o presidente do conselho fiscal considerou adequada. Pedidos e dados alguns esclarecimentos, ambos os documentos foram aprovados por unanimidade.

Passou-se então ao ponto 2 da ordem de trabalhos. Como se referiu acima foi feita a ligação da água da mina aos fontanários da povoação, assim como a instalação de um banco no adro da capela, após diligências da associação junto do presidente da Junta de freguesia que acolheu favoravelmente esses pedidos e os fez realizar; o Abílio Lavrador tomou de seguida a palavra para saudar a iniciativa do Fernando Correia de proceder à ligação do largo do Outeiro ao estradão que contorna a povoação pelo lado norte, através do seu próprio terreno, dando assim saída à rua Principal que ali ficava bloqueada. Foi proposto um voto de agradecimento e de louvor ao mesmo pelo benefício concedido à povoação que foi aprovado por unanimidade. Sob proposta de vários associados ficou mandatada a direção de fazer inscrever junto da Câmara Municipal os seguintes melhoramentos para a povoação: repavimentação da rua da Eira Nova e da rua da Eira Velha; consolidação com tuvenã ou alcatrão da ligação atrás referida do largo do Outeiro à variante norte da povoação; drenagem das águas da parte sul do edifício da associação. Tomou de seguida a palavra a Otília, tesoureira da associação, para pedir aos sócios que se inscrevam de modo a, de forma rotativa, proceder à abertura do bar no período que antecede e se segue à celebração litúrgica dominical.

Nada mais havendo a tratar, o presidente da mesa da Assembleia Geral deu por encerrada a reunião, da qual se lavrou a presente ata que, depois de lida e aprovada, vai ser assinada pelo presidente e secretário da Mesa da Assembleia.


O Presidente da Mesa da Assembleia Geral




Joaquim Fernandes


O Secretário


Abílio Lavrador


ATA DA ELEIÇÃO DOS CORPOS SOCIAIS DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL, RECREATIVA, DESPORTIVA E SOCIAL DA MALJOGA – PROENÇA-A-NOVA – TRIÉNIO DE 2020-2022 (24/11/2019)

 

Aos vinte e quatro dias do mês de novembro de dois mil e dezanove, pelas quinze horas e trinta minutos, reuniu-se a Assembleia Geral da Associação Cultural, Recreativa, Desportiva, e Social, na sua sede em Maljoga, freguesia e concelho de Proença-a-Nova, em sessão ordinária, ao abrigo da alínea a. do número 2 do artigo vigésimo sexto dos Estatutos, sob a presidência de Carlos Manuel Fernandes dos Santos, presidente da mesa da Assembleia Geral, de acordo com a sua convocatória de três de novembro de 2019, com a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto único: Eleição dos Corpos Sociais da Associação para o triénio de dois mil e vinte a dois mil e vinte e dois.

A reunião foi aberta pelo presidente da mesa da Assembleia, Carlos Manuel Fernandes dos Santos, que agradeceu aos órgãos sociais em exercício o seu empenho pelo trabalho desenvolvido ao longo do seu mandato oficial e no período de prorrogação do mandato por ausência de listas concorrentes.

Deu, de seguida, a palavra ao sócio, n.º 27, Joaquim da Mata Fernandes, presidente da última assembleia geral que tinha ficado de promover uma nova lista para os corpos sociais para o triénio de 2020-2022. Este, tomando a palavra, explicou que, após diligências junto da anterior direção e de outros associados, concluiu uma lista que apresenta a esta assembleia, como se segue:

Assembleia Geral:

Presidente : Joaquim da Mata Fernandes - Sócio n.º 27

1.º Secretário: Carlos Manuel Fernandes dos Santos - Sócio n.º 16

2.º Secretário: Abílio Martins Lavrador - Sócio n.º 243

Direção:

Presidente: Ana Rita Lopes Mata - Sócio n.º 242

Vice-presidente: Rui Miguel Nunes Lopes - Sócio n.º 116

Tesoureiro: Maria Otília Lopes da Mata - Sócio n.º 212

Secretário: Maria João Lopes Alves - Sócio n.º 225

Vogal: Alfredo José da Silva - Sócio n.º 42

Conselho Fiscal:

Presidente: Carlos Alberto Alves - Sócio n.º 76

Vogal: Manuel Lopes Tereso - Sócio n.º 59

Vogal: Carlos Miguel Lopes Alves - Sócio n.º 235

Suplentes de apoio às atividades da Associação

Alexandre Gonçalves - Sócio n.º 238

Ana Sofia Lourenço Lopes - Sócio n.º 224

Carlos Cardoso Alves - Sócio n.º 60

Carlos Manuel Lourenço Domingos - Sócio n.º 86

Carmelinda Tereso - Sócio n.º 185

Fernanda Mateus Alves Miranda - Sócio n.º 134

José Lopes Tereso - Sócio n.º 58

Luís Filipe Martins Domingos - Sócio n.º 214

Gracinda Lavrador - Sócio n.º 30

Maria de Lurdes Lourenço - Sócio n.º 219

Maria Idalina Nunes F. Lopes - Sócio n.º 205

Maria Idalina Tereso - Sócio n.º 189

Maria Irene Guerra - Sócio n.º 32

Explicou o promotor da lista que, como a eleição decorre em Novembro, por não ter sido eleita qualquer lista no prazo indicado pelos estatutos, os novos Corpos Sociais eleitos entram em exercício de funções no primeiro dia de 2020, sendo empossados na data em que a direção anterior apresentar o relatório e contas relativos ao exercício de 2019 o que deverá ocorrer até 31 de Março de 2020, conforme alínea b, do n.º 2, do art.º 26 dos estatutos. Nesta mesma data, a direção que tomar posse apresentará o seu plano de atividades para 2020 e respetivo orçamento, sem prejuízo de atividades do mesmo plano que desejar levar a efeito até essa data.


Deu-se então a palavra aos sócios para se pronunciarem ou pedirem algum esclarecimento sobre a lista apresentada. Tomou a palavra o sócio Rui Lopes, secretário da anterior direção, para agradecer à direção ainda em funções o empenho associativo de todos e destacou o papel particular do sócio Manuel Vítor da Silva Miranda, vice presidente na direção agora em fim de mandato, pela sua dedicação e presença em todas as atividades desenvolvidas. Explicou que, por motivos particulares, ele não fará parte da presente direção. Pediu para ele um voto de louvor que foi acolhido por todos os presentes em aclamação.

Passou-se, de seguida, à aprovação da lista para os corpos sociais apresentada a esta assembleia. A mesma foi aprovada por unanimidade, sem votos contra, nem abstenções.

Por não haver mais ninguém a querer intervir e, por nada mais haver a tratar, o presidente da mesa da Assembleia Geral desejou aos novos órgãos eleitos os maiores êxitos e felicidades, após o que deu por encerrada a reunião. Da mesma, eu, primeiro secretário da Assembleia Geral, lavrei a presente ata que, depois de lida e aprovada, vai ser assinada pelo presidente da Mesa da Assembleia e por mim que a secretariei.

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral


(Carlos Manuel Fernandes Santos)


O 1.º Secretário


(Joaquim da Mata Fernandes)

ATA DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA (27/3/2022) DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL, RECREATIVA, DESPORTIVA E SOCIAL DA MALJOGA – PROENÇA-A-NOVA

 Aos vinte e sete dias do mês de Março de dois mil e vinte e dois, pelas dezoito horas e trinta minutos, reuniu-se a Assembleia Geral da Associação Cultural, Recreativa, Desportiva, e Social, na sua sede em Maljoga, freguesia e concelho de Proença-a-Nova, em sessão ordinária, ao abrigo da alínea c) do número dois do artigo vigésimo sexto dos Estatutos, sob a presidência de Joaquim da Mata Fernandes, presidente da mesa da Assembleia Geral, de acordo com a sua convocatória de quatorze de Março de dois mil e vinte e dois, com a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto 1 – Discussão e votação do relatório e das contas de gerência dos anos de 2020 e de 2021, bem como do parecer do conselho fiscal.

Ponto 2 – Apreciação e votação do programa de ação e respetivo orçamento para o ano de 2022, sob proposta da direção.

Ponto 3 – Outros assuntos que os associados quiserem agendar no início da Assembleia.

Com a anuência da Assembleia foi aberto um período antes da ordem de trabalhos para se proceder à votação de um voto de pesar pela morte dos associados Luís Fernandes Francisco, Guilhermino Nogueira e Madalena António.

De seguida foi lida a ata da última Assembleia Geral de oito de março de dois mil e vinte que foi aprovada por unanimidade.

Dando início ao primeiro ponto da ordem de trabalhos, o presidente da Assembleia começou por referir a situação pandémica que nos atingiu e obrigou a cancelar todas as atividades de dois mil e vinte e um. Por esse motivo, iremos proceder à discussão e votação conjunta do relatório e das contas de gerência dos anos de 2020 e de 2021, bem como do parecer do conselho fiscal para o mesmo período. Tomou então a palavra a tesoureira da Associação, Otília Mata que em nome da direção apresentou o relatório de atividades de dois mil e vinte e dois mil e vinte e um, tendo destacado as seguintes iniciativas: vamos cantar as Janeiras; o convívio do Dia da Mulher; a noite de fados com inauguração do mural no meio da povoação em homenagem às atividades mais significativas da povoação: a cordoaria, a apicultura e a latoaria. Ao nível das infraestruturas foi reparado o toldo danificado pela tempestade “Elsa”. Com a colaboração do Município e da Junta de Freguesia foi feita a marcação do percurso pedestre, a reparação e limpeza da levada desde o açude até ao moinho, a reposição da água nas fontes do meio e do fundo da rua principal e a colocação de um grelhador na entrada do forno comunitário. Referido ainda que, devido à pandemia, foram canceladas todas as atividades previstas para dois mil e vinte e um. De seguida procedeu à demonstração pormenorizada dos resultados dos exercícios de dois mil e vinte e dois mil e vinte e um, tendo-se verificado um saldo positivo em trinta e um de dezembro de dois mil e vinte e um de mil seiscentos e quarenta e um euros e sessenta e um cêntimos.

O presidente do Conselho Fiscal, Carlos Alberto Alves, pronunciou-se sobre os documentos em apreço tendo emitido o seguinte parecer:

1 No cumprimento do mandato que nos foi conferido e nos termos das disposições legais em vigor, apresentamos o nosso relatório e parecer sobre os documentos de prestação de contas, assim como os relatórios e propostas apresentadas pela Direção relativos aos exercícios de 2020 e 2021 que, devido à pandemia, se unem num mesmo exercício.

2 No desempenho das nossas funções acompanhámos a atividade social da associação ao longo dos exercícios em apreço através da análise dos registos e documentos legais e das explicações recebidas pela Direção e Assembleia-geral, os quais prestaram todas as informações e esclarecimentos solicitados, bem como excelente apoio e colaboração que bastante facilitaram a nossa tarefa.

3 Examinámos os documentos de prestação de contas e os relatórios da Direção que se encontra de acordo com os requisitos legais e estatutários, descrevendo os eventos de maior relevância ocorridos no exercício, permitindo assim uma adequada interpretação dos referidos documentos de prestação de contas.

4 Com base nas verificações a que procedemos ao longo do exercício e tendo em conta a concordância do sistema de prestação de contas com os preceitos legais, somos de parecer que:

  1. Sejam aprovados os relatórios da Direção e as contas dos exercícios de 2020 e 2021.

  2. Seja aprovada a proposta de aplicação de resultados contida no relatório da Direção.

  3. Seja aprovado um voto de louvor à Direção, pela eficiência demonstrada na condução dos negócios sociais da associação.

Tendo sido prestados todos os esclarecimentos pedidos, foi posto à votação o relatório e as contas de gerência dos anos de dois mil e vinte e dois mil e vinte e um, tendo os mesmos sido aprovados por unanimidade.

Passou-se, então, ao segundo ponto da ordem de trabalhos: apreciação e votação do programa de ação e respetivo orçamento para o ano de dois mil e vinte e dois.

Tomou novamente a palavra a tesoureira da Associação, Otília Mata que em nome da direção apresentou o relatório de atividades para dois mil e vinte e dois. Destacou os seguintes eventos: acolher os participantes do passeio pedestre do mês de Abril, organizado pelo município; realizar a festa de verão nos moldes tradicionais; fazer os encontros de outono e a festa do padroeiro da aldeia, Cristo Rei. Fazer a manutenção e limpeza do circuito pedestre e, em parceria com o Centro de Ciência Viva, fazer uma apresentação / definição do ciclo da água. Participar no encontro das Associações promovido pelo município. Continuar a recuperação de quotas em atraso e aumentar o número de sócios. Promover a colocação de extintores nas instalações nos locais a indicar por técnicos do Município, e a colocação de portas de acordo as com saídas de emergência.

O presidente da Assembleia referiu também as diligências feitas por si junto do presidente da Junta de Freguesia no sentido de a exploração da água que antes servia a povoação poder alimentar os antigos fontanários.

Para a concretização do plano, apresentou um orçamento pormenorizado do qual se destaca: sob proposta da direção, que foi aprovada por maioria na assembleia, não se cobrarão as quotas de dois mil e vinte e um por não se terem realizado quaisquer atividades nesse ano devido à pandemia; ao nível dos equipamentos inscreveu-se uma verba no valor de quatrocentos e cinquenta euros destinada à aquisição de uma máquina de lavar copos e chávenas.

Tendo sido prestados todos os esclarecimentos pedidos, foi posto à votação o plano de atividades para dois mil e vinte e dois, assim como o respetivo orçamento, tendo os mesmos sido aprovados por unanimidade.

Passou-se, por fim, ao último ponto da ordem de trabalhos: outros assuntos. Neste ponto os associados manifestaram a sua preocupação, ao nível da proteção civil, com a inexistência de bocas de incêndio na povoação, assim como o afunilamento no início da rua que leva ao moinho pois não permite a passagem de um carro de bombeiros.

Nada mais havendo a tratar, o presidente da mesa da Assembleia Geral deu por encerrada a reunião, da qual se lavrou a presente ata que, depois de lida e aprovada, vai ser assinada pelo presidente da Mesa da Assembleia e pelos associados que o desejarem.

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral


Joaquim da Mata Fernandes

CONVOCATÓRIA Assembleia Geral Ordinária de Sócios Dia 21 de Novembro de 2021

 

Nos termos da alínea c) do n.º 2 do art.º 26, dos estatutos da Associação, convocam-se os associados para uma assembleia geral ordinária, no dia 21 de Novembro de 2021, pelas 15.00 horas, na sede da Associação, com a seguinte ordem de trabalhos:


Ponto 1 – Discussão e votação do relatório e das contas de gerência do ano de 2020, bem como do parecer do conselho fiscal.

Ponto 2 – Apreciação e votação do programa de ação e respetivo orçamento para o ano de 2022, sob proposta ds direção.

Ponto 3 – Outros assuntos que os associados quiserem agendar nom início da Assembleia.


Se, na data e hora previstas, não estiverem presentes mais de metade dos associados com direito a voto, a assembleia funcionará meia hora depois com qualquer número de associados, conforme o disposto no número 1 do art.º 28 dos estatutos.



Maljoga, 21 de Outubro de 2021


O Presidente da Assembleia Geral

Joaquim Mata Fernandes

CONVOCATÓRIA Assembleia Geral Ordinária de Sócios Dia 27 de Março de 2022

 

Nos termos da alínea c) do n.º 2 do art.º 26, dos estatutos da Associação, convocam-se os associados para uma assembleia geral ordinária, no dia 27 de Março de 2022, pelas 18.00 horas, na sede da Associação, com a seguinte ordem de trabalhos:


Ponto 1 – Discussão e votação do relatório e das contas de gerência dos anos de 2020 e de 2021, bem como do parecer do conselho fiscal.

Ponto 2 – Apreciação e votação do programa de ação e respetivo orçamento para o ano de 2022, sob proposta da direção.

Ponto 3 – Outros assuntos que os associados quiserem agendar no início da Assembleia.


Se, na data e hora previstas, não estiverem presentes mais de metade dos associados com direito a voto, a assembleia funcionará meia hora depois com qualquer número de associados, conforme o disposto no número 1 do art.º 28 dos estatutos.



Maljoga, 14 de Março de 2022


O Presidente da Assembleia Geral

Joaquim Mata Fernandes