Aos vinte e sete dias do mês de Março de dois mil e vinte e dois, pelas dezoito horas e trinta minutos, reuniu-se a Assembleia Geral da Associação Cultural, Recreativa, Desportiva, e Social, na sua sede em Maljoga, freguesia e concelho de Proença-a-Nova, em sessão ordinária, ao abrigo da alínea c) do número dois do artigo vigésimo sexto dos Estatutos, sob a presidência de Joaquim da Mata Fernandes, presidente da mesa da Assembleia Geral, de acordo com a sua convocatória de quatorze de Março de dois mil e vinte e dois, com a seguinte ordem de trabalhos:
Ponto 1 – Discussão e votação do relatório e das contas de gerência dos anos de 2020 e de 2021, bem como do parecer do conselho fiscal.
Ponto 2 – Apreciação e votação do programa de ação e respetivo orçamento para o ano de 2022, sob proposta da direção.
Ponto 3 – Outros assuntos que os associados quiserem agendar no início da Assembleia.
Com a anuência da Assembleia foi aberto um período antes da ordem de trabalhos para se proceder à votação de um voto de pesar pela morte dos associados Luís Fernandes Francisco, Guilhermino Nogueira e Madalena António.
De seguida foi lida a ata da última Assembleia Geral de oito de março de dois mil e vinte que foi aprovada por unanimidade.
Dando início ao primeiro ponto da ordem de trabalhos, o presidente da Assembleia começou por referir a situação pandémica que nos atingiu e obrigou a cancelar todas as atividades de dois mil e vinte e um. Por esse motivo, iremos proceder à discussão e votação conjunta do relatório e das contas de gerência dos anos de 2020 e de 2021, bem como do parecer do conselho fiscal para o mesmo período. Tomou então a palavra a tesoureira da Associação, Otília Mata que em nome da direção apresentou o relatório de atividades de dois mil e vinte e dois mil e vinte e um, tendo destacado as seguintes iniciativas: vamos cantar as Janeiras; o convívio do Dia da Mulher; a noite de fados com inauguração do mural no meio da povoação em homenagem às atividades mais significativas da povoação: a cordoaria, a apicultura e a latoaria. Ao nível das infraestruturas foi reparado o toldo danificado pela tempestade “Elsa”. Com a colaboração do Município e da Junta de Freguesia foi feita a marcação do percurso pedestre, a reparação e limpeza da levada desde o açude até ao moinho, a reposição da água nas fontes do meio e do fundo da rua principal e a colocação de um grelhador na entrada do forno comunitário. Referido ainda que, devido à pandemia, foram canceladas todas as atividades previstas para dois mil e vinte e um. De seguida procedeu à demonstração pormenorizada dos resultados dos exercícios de dois mil e vinte e dois mil e vinte e um, tendo-se verificado um saldo positivo em trinta e um de dezembro de dois mil e vinte e um de mil seiscentos e quarenta e um euros e sessenta e um cêntimos.
O presidente do Conselho Fiscal, Carlos Alberto Alves, pronunciou-se sobre os documentos em apreço tendo emitido o seguinte parecer:
1 No cumprimento do mandato que nos foi conferido e nos termos das disposições legais em vigor, apresentamos o nosso relatório e parecer sobre os documentos de prestação de contas, assim como os relatórios e propostas apresentadas pela Direção relativos aos exercícios de 2020 e 2021 que, devido à pandemia, se unem num mesmo exercício.
2 No desempenho das nossas funções acompanhámos a atividade social da associação ao longo dos exercícios em apreço através da análise dos registos e documentos legais e das explicações recebidas pela Direção e Assembleia-geral, os quais prestaram todas as informações e esclarecimentos solicitados, bem como excelente apoio e colaboração que bastante facilitaram a nossa tarefa.
3 Examinámos os documentos de prestação de contas e os relatórios da Direção que se encontra de acordo com os requisitos legais e estatutários, descrevendo os eventos de maior relevância ocorridos no exercício, permitindo assim uma adequada interpretação dos referidos documentos de prestação de contas.
4 Com base nas verificações a que procedemos ao longo do exercício e tendo em conta a concordância do sistema de prestação de contas com os preceitos legais, somos de parecer que:
Sejam aprovados os relatórios da Direção e as contas dos exercícios de 2020 e 2021.
Seja aprovada a proposta de aplicação de resultados contida no relatório da Direção.
Seja aprovado um voto de louvor à Direção, pela eficiência demonstrada na condução dos negócios sociais da associação.
Tendo sido prestados todos os esclarecimentos pedidos, foi posto à votação o relatório e as contas de gerência dos anos de dois mil e vinte e dois mil e vinte e um, tendo os mesmos sido aprovados por unanimidade.
Passou-se, então, ao segundo ponto da ordem de trabalhos: apreciação e votação do programa de ação e respetivo orçamento para o ano de dois mil e vinte e dois.
Tomou novamente a palavra a tesoureira da Associação, Otília Mata que em nome da direção apresentou o relatório de atividades para dois mil e vinte e dois. Destacou os seguintes eventos: acolher os participantes do passeio pedestre do mês de Abril, organizado pelo município; realizar a festa de verão nos moldes tradicionais; fazer os encontros de outono e a festa do padroeiro da aldeia, Cristo Rei. Fazer a manutenção e limpeza do circuito pedestre e, em parceria com o Centro de Ciência Viva, fazer uma apresentação / definição do ciclo da água. Participar no encontro das Associações promovido pelo município. Continuar a recuperação de quotas em atraso e aumentar o número de sócios. Promover a colocação de extintores nas instalações nos locais a indicar por técnicos do Município, e a colocação de portas de acordo as com saídas de emergência.
O presidente da Assembleia referiu também as diligências feitas por si junto do presidente da Junta de Freguesia no sentido de a exploração da água que antes servia a povoação poder alimentar os antigos fontanários.
Para a concretização do plano, apresentou um orçamento pormenorizado do qual se destaca: sob proposta da direção, que foi aprovada por maioria na assembleia, não se cobrarão as quotas de dois mil e vinte e um por não se terem realizado quaisquer atividades nesse ano devido à pandemia; ao nível dos equipamentos inscreveu-se uma verba no valor de quatrocentos e cinquenta euros destinada à aquisição de uma máquina de lavar copos e chávenas.
Tendo sido prestados todos os esclarecimentos pedidos, foi posto à votação o plano de atividades para dois mil e vinte e dois, assim como o respetivo orçamento, tendo os mesmos sido aprovados por unanimidade.
Passou-se, por fim, ao último ponto da ordem de trabalhos: outros assuntos. Neste ponto os associados manifestaram a sua preocupação, ao nível da proteção civil, com a inexistência de bocas de incêndio na povoação, assim como o afunilamento no início da rua que leva ao moinho pois não permite a passagem de um carro de bombeiros.
Nada mais havendo a tratar, o presidente da mesa da Assembleia Geral deu por encerrada a reunião, da qual se lavrou a presente ata que, depois de lida e aprovada, vai ser assinada pelo presidente da Mesa da Assembleia e pelos associados que o desejarem.
O Presidente da Mesa da Assembleia Geral
Joaquim da Mata Fernandes
Sem comentários:
Enviar um comentário