Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

FIM de SEMANA com YOGA e COZINHA VEGETARIANA





A Associação Cultural de Maljoga de Proença, vai acolher nos próximos dias 19 e 20 de Fevereiro um encontro de praticantes de Yoga, e simultâneamente, um Workshop de Cozinha Vegetariana de influência Hinduísta e Indo-Portuguesa. Anexa-se para já a divulgação, cujo programa detalhado será  divulgado mais tarde.
Inscreva-se já, pois as vagas são limitadas! 


Fim de semana do Yoga e Cozinha Vegetariana, Maljoga e Aldeia Ruiva, 19 e 20 Fevereiro
Decorreu na Maljoga de Proença e no Parque de Campismo da Aldeia Ruiva no fim de semana de 19 e 20 de Fevereiro, um encontro de praticantes de Yoga.
Os 30 participantes oriundos da região de Leiria vieram tal como o ensinamento base do Yoga, ligar o seu corpo e a mente numa perfeita harmonia com a mãe natureza. Para além das práticas do yoga, vieram também assistir a um workshop de cozinha vegetariana de raiz Hinduísta, promovida por um dos praticantes deste grupo. Houve ainda lugar a uma visita ao Centro de C. Viva que foi muito aplaudido por todos, e um percurso pedestre à beira da Ribeira da Isna, pelas voltas da Folga e do Blanzel, onde os pedestrantes se encantaram com a biodiversidade e pela presença da água, que numa constante cantaria ajudou a preencher de alegria a manhã radiante que se fez sentir naquele domingo. O grupo de oito crianças, também praticantes do yoga, filhos de alguns dos participantes, tiveram um programa à sua medida com práticas do yoga para crianças e ainda uma participação especial na execução de algumas iguarias vegetarianas.
Foi um fim de semana de união, de encontro com a natureza humana, de harmonia, meditação, partilha e vivência do belo e do melhor que há em nós. Fomos muito bem acolhidos pela Associação Cultural da Maljoga que se juntou à organização do evento, e pela Câmara Municipal que cedeu a sala onde se realizaram práticas do yoga no Parque de Campismo da Aldeia Ruiva.
Ficou o desejo de voltar a repetir a iniciativa com estes e outros praticantes que não puderam se juntar a nós desta vez. Prometemos voltar a organizar novas iniciativas do género.
OmNamahSivãya!




segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Vamos Cantar as Janeiras!

 
Dando seguimento ao plano de actividades da nossa Associação, vamos Cantar as Janeiras!
Veja o programa em anexo e inscreva-se! Vá afinando a voz, pois bem precisamos de cantar a Jano, que na mitologia Romana era o Deus das Portas, representava o passado e o futuro, e por isso mesmo deu nome ao mês de Janeiro (do Latim Janus).
E assim damos continuidade a uma tradição tão antiga e enraizada na nossa cultura, o cantar das Janeiras durante o mês de Janeiro, de porta em porta, pelas ruas das aldeias portuguesas! Ainda me lembro de o fazer em garoto juntamente com alguns homens da Maljoga!
Que não se perca esta linda tradição! E que Jano nos receba bem neste novo ano!
Cantaremos o Natal dos Simples do eterno Zeca, entre outras modas do folclore português!
Junte-se a estas Janeiradas à moda dos Maljoguenses!



































Para quem não pode estar presente, ficam aqui registados alguns momentos do evento.
Uma palavra de amizade para os nossos amigos de Leiria, do Oeste, de Lisboa,da Maljoga, do Brasil, de S. Pedro do Esteval, do Samouco, de Torres Vedras e a todos quantos se quiseram juntar a nós para abrilhantar o último fim de semana de Janeiro, cantando a Jano com alegria, em momentos únicos de partilha e união. Aos idosos da Casa de Repouso de Proença-a-Nova que tão carinhosamente nos acolheram, vai um abraço caloroso e cheio de alegria destes amigos da Maljoga de Proença.
Aos de cá, da nossa bonita e encantada Maljoga, que tão calorosamente nos receberam em suas casas, vai um muito obrigado pelas muitas chouriças, copitos de tinto e licor, petiscos, amizade e fraternidade que connosco partilharam! Prometemos voltar no próximo ano para as Janeiras, mas, o ano ainda agora vai no inicio e pela frente temos muito ainda para fazer pela Maljoga, pelos Maljoguenses, pelos amigos! Juntem-se a nós nas próximas iniciativas!
Bem haja a todos!